segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Beleza Escrava

Essa semana os jornais noticiaram mais uma morte ocasionada pela cirurgia de lipoaspiração. Ou seja, mais uma vida acabou por estar em busca do corpo perfeito. A família disse em rede nacional que irá em busca de justiça e que quer ver os culpados na cadeia.
Sinceramente eu não consigo visualizar apenas um culpado, eu vejo como responsável por essa morte um grupo de culpados chamado de Sociedade! Isso mesmo, nós somos os verdadeiros culpados por essa morte, já que somos nós mesmos que dizemos e distinguimos o belo do feio. E a Justiça só vai ser feita quando parármos de usar comparações e definirmos qual é o padrão de beleza.




A beleza que atualmente é vendida no mercado, é aquela beleza considerada magra, de cabelos finos e sedosos e da pele sem manchas. Alguém pode me dizer aonde foi parar a beleza daquela menina ruivinha e sardas na bochecha? E sabe me dizer por que aquele menino pretinho e gordinho não é mais chamado de bonitinho?
Lembro de quando eu era pequena e a minha mãe fazia tranças no meu cabelo e todo mundo achava bonitinho, mas hoje quando uma mãe faz trancinhas no cabelo de sua filha, as pessoas tem o costume de falar que a mãe faz isso porque não quer cuidar do cabelo da criança. Bem, na minha época de criança, trancinhas no cabelo era sinal do cuidado que a mãe tinha com seus filhos.




Quando adolescente minha mãe insistia pra eu estudar e dizia que eu tinha que comer bem pra crescer e ficar forte e saudável, mas hoje parece que os responsáveis se preocupam mais em matricular os adolescente em academias e gastam dinheiros e mais dinheiros com beleza!
E os homens então!?!
Antigamente a preocupação dos homens era basicamente de tomar banho, fazer a barba, ficar limpinho e perfumado até encontrar uma mulher pra casar. Porém de uns tempos pra cá, os homens estão cada vez mais encantados com os salões de beleza onde também se dedicam a fazer as unhas, sombrancelhas, massagem, depilação, hidro isso, hidro aquilo... correm, malham, fazem cirurgias plásticas por estéticas e ainda contribuem cada vez mais para a disparada do Brasil no mercado de cosméticos.



Os homens agora também usam as necessaires, pois não saem de casa sem seu creme para as mãos, creme para os pés, hidratantes para o corpo, seu shampoo, seu condicionador, seu sabonete próprio, e eu desconfio que já tem até a sua própria maquiagem.
Não que eu seja contra aos cuidados com o corpo, mas o preocupante mesmo é quando a busca pela beleza ultrapasse os limites e acabe com a saúde.

Como diz o grande compositor o Rei Roberto Carlos, quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?


Por que hoje em dia, mais vale a beleza da aparência física, do que aquilo que a pessoa é de verdade?
Uma amiga me pergutou ainda a pouco se eu achava que o novo namorado dela era feio. Eu disse que ele era muito lindo, pois é uma pessoa extremamente simpática, educada, inteligentíssima e dono de uma gentileza rara, mas que o que era mais bonito nele é a transformação que fez na vida dela e a felicidade que ele está proporcionando a ela. Ele pode até nunca ter aparecido numa dessas capas de revistas ou em baner de metrossexual, mas a beleza dele, essa sim é o que podemos chamar de ao concur.

As pessoas estão se preocupando mais com a máscara que veste do que com o caráter que as tornarão inesquecíveis!

E pra você, o que é o bonito e o feio? Qual será o corpo perfeito?


Pensa diferente ou concorda com o que eu disse? Participe com seu comentário!

Um comentário:

  1. Sim, vc tem toda razão!!

    Um dia caem as máscaras junto com as "alças" do rosto!! Um dia, o tempo terá passado, menos a insatisfação dessas pessoas. O dinheiro terá se ido, ficará para os netos cometerem as mesmas extravagâncias.

    Patético tudo isso!!

    Bjs Barbie!!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar e volte sempre!