quarta-feira, 19 de maio de 2010

Confiança

           Viver em sociedade significa conviver com uma ou mais pessoas além de você.
           Existem coisas que não são provadas e existem coisas que não necessitam de provas. Entende-se que as coisas quais não necessitam de provas são aquelas que a gente acredita na fonte, ou seja, são aquelas informações que chegam até a gente e que a gente não precisa comprovar para ver se é verdade. Tal fenômeno se dá por algo conhecido pela palavra confiança.
           Quando crescemos, aprendemos que confiança é como o cristal, uma vez quebrado, ainda que se cole todos as partículas espalhadas, não se tem mais o mesmo brilho.
           Quando se confia em alguém, é como se entregássemos a essa pessoa um bem de alto valor, se essa pessoa não protege este bem, mesmo se desculpando, mesmo justificando com motivos que de fato mostre que foi inevitável a quebra desta confiança, você jamais conseguirá confiar nela plenamente.



            O que acontece, é que por mais que você diga, tudo bem, vou confiar em você novamente, na primeira oportunidade você irá investigar se a nova confiança não foi quebrada também. Por exemplo quando se conta algo e pede segredo, uma vez que a pessoa que você contou o segredo, o revelou para alguém, um novo segredo contado a essa pessoa, se revelado, a PRIMEIRA pessoa que você vai achar que espalhou ou transmitiu o segredo é aquela que já fez isso uma vez.



             Todos nós somos falhos, todos nós temos nossos defeitos, mas nada é tão insuperável quanto a quebra de confiança. Quando você vê que aquela pessoa quem você tanto confiou, traiu esta confiança, muitas vezes você fica com um sentimento de raiva, mas nem sempre da pessoa, mas de si mesma. Muitas vezes, você chega até às lágrimas.
              Não adianta, a melhor maneira de se guardar um segredo, quando for seu, é não contá-lo a ninguém, quando for segredo do outro, a melhor maneira de guardá-lo é nem saber dele.
   
  
               Uma esposa ou marido, ou namorado (a), quando é traído, se perdoa, a reicidência do fato que gerou a traição, levará de imediato a auto pergunta: será que estou sendo traído (a) novamente? Ou seja, perdoou, mas não confiou como antes. Uma vez abalada a confiança, é impossível a reconstrução da forma perfeita.
                Então, a dica que eu dou é a seguinte: se confiaram em você, faça de TUDO para nunca perder essa confiança, pois quando se fala de ser humano, quando se fala de pessoas, fala-se de sentimentos que, se for abalado meu caro leitor, você nunca mais o recuperará em sua plenitude.

Pense nisso!

Segue abaixo algumas frases de confiança... aproveite-as.


 
"A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio."
(Carlos Drummond de Andrade)
          

Nenhum homem merece uma confiança ilimitada - na melhor das hipóteses,
a sua traição espera uma tentação suficiente.
(Henry Mencken)
 
A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas.

(Johannes Brahms)
 
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.
(Friedrich Nietzsche)
 
A confiança pode exaurir-se caso seja muito exigida.
(Bertolt Brecht)
 
"Quanto maior a confiança, maior a traição"
(Luthor)
 
Confiança não se impõe. Conquista-se.
(L. J. Lebret)
 
A chave para a verdade é a confiança. Quando se confia em alguém, não se tem medo de falar a verdade. E, quando se confia em si mesmo, não se tem medo de ouvi-la.
(Alessandro Igor)
 
Pedir aos outros que acreditem em nos é facil, o dificil mesmo é quando os outros pedem que acreditemos neles, por isso partilha a confiança porque sem confiaça a relação não resiste e o amor não existe.
(Eugenio Leandro Pascoal Salvador)
 
*A confiança demora anos para construí-la e segundos para destruí-la!
(Maik Alves)
 
Confiança é como caminha no escuro, sempre existe o medo e nunca se sabe quando vai tropeçar.
(Black C.)
 
  Confiança...
      Fina taça de cristal,
      uma vez quebrada,
Sempre   
Que
br
a
d
 a
  ficará.
(Maria Aparecida Giacomini Dóro)
 
 
 
 
Pensa diferente ou concorda com o que eu disse? Participe com seu comentário!

4 comentários:

  1. Concordo, e sempre costumo dizer no caso de traição afetiva: se realmente perdorares, nunca toque nesse assunto, ou entao nao volte ao traidor.

    ResponderExcluir
  2. A confiança é algo muito frágil, realmente. Belas palavras!

    ResponderExcluir
  3. Sabias palavras.....um copo trincado, sempre trincado.

    ResponderExcluir
  4. É lamentável, mas não dá pra confiar nas pessoas. Prefiro confiar em um cachorro!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar e volte sempre!