quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você já sabe tudo sobre a reforma ortográfica?

           A língua portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e o castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam Português, o Brasil responde por cerca de 80% desse total.
           Diante disso, no mundo a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar.
           Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania.
Com tanta gente falando português, imagine então a confusão que não deve ser sobre a maneira correta de escrever. Eis o motivo qual foi necessária a unificação da língua portuguesa.
           Umas pessoas falam que a reforma ortográfica só serviu para dificultar ainda mais nossa escrita. Outros pensam que é algo pessoal porque, mal aprenderam um pouco das regras gramaticais para fazer prova concurso, aí vem esta reforma e muda um monte de coisas.
Mas não importa, independentemente do que você acha, agora tem palavras que não tem mais ífem, outras perderam o acento, outras que antes escreviam separadas se juntaram...
... assim não tem jeito. Ou você aprende o certo e consegue se destacar um pouquinho na hora de escrever ou fazer um concurso, ou você vai continuar sem saber todas essas regrinhas, rsrsrs.
            O site http://www.fmu.br/game/home.asp achou uma forma bem legal de fazer você aprender e fixar as novas regras desta reforma. Eles prepararam um jogo muito agradável que testa seus conhecimentos e ajuda a se acostumar com as atuais regrinhas.
            Descubra agora se você já está craque na reforma ortográfica! Passe lá e faça seu teste!


Pensa diferente ou concorda com o que eu disse? Participe com seu comentário!

3 comentários:

  1. Achei interessante tambem, porque um dia, sera realidade, nova forma entao temos que pensar e treinar.Tempo voa!

    ResponderExcluir
  2. E eu q sou péssimo em português, mas também, onde já se viu estudante de exatas ser bom em português né?

    ResponderExcluir
  3. Barbbie, minha linda!
    Estou atrasadinha...rs...mas cheguei! Desculpe-me amiga, mas ultimamente tenho tantas tarefas que nem sei te dizer como equaciono o meu tempo!rsrs...mas vou separando os posts e lendo quando dá...
    Adorei essa sua dica e acho mesmo que precisamos ficar antenados à todas as mudanças ortográficas do nosso idioma. Eu ainda me confundo bastante e não é raro quando recorro aos dicionários ou ao Santo Google!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

Obrigada por participar e volte sempre!